top of page
  • Foto do escritorMarcelo Smeets

Pare de ficar lendo sobre como escrever e escreva

Atualizado: 1 de mar. de 2019


Bloqueio de escritor

Confesse, você já perambulou por mil artigos e vídeos sobre como escrever bem. Claro, você quer realizar seu desejo de ser um excelente escritor, um autor de best-sellers. Por isso você procura os meios para que seu texto seja aprimorado e assim seja admirado por milhares de leitores.


Uma muleta

Bem, é preciso encarar a realidade de que esse comportamento pode ter se tornado uma grande muleta para você não escrever. Essa ideia de buscar sempre mais informações para poder mais bem escrever pode ser apenas outro nome para procrastinação. Sim, aquele comportamento de deixar sempre para depois, para amanhã, para depois do final de semana, depois das férias, etc. Afinal, você diz a si mesmo que não está nas redes sociais, mas fazendo suas pesquisas. Uhum... Ahan...


Quem pensa não faz

Ou melhor, quem gasta muito tempo pensando sobre como fazer algo, não faz o que deveria ser feito. Muitas vezes a melhor maneira de aprender a fazer algo é fazendo. Se você sabe andar de bicicleta, é pouco provável que tenha lido teorias e assistido a vários vídeos sobre como aprender a pilotar sua bike. O processo é simples: você senta na bike, sai tentando se equilibrar, toma uns tombos, e logo está fazendo manobras de deixar sua mãe de cabelo em pé. Escrever também segue um pouco essa linha. Escreve, corrige, melhora, escreve de novo, tenta uma manobra diferente, senta a brisa no rosto e continua a escrever.


Bloqueio uma pinoia

Essa expressão da pinoia é velha, então pode procurar no dicionário. Voltando ao assunto, há algumas técnicas sobre como desbloquear o processo criativo (ah, não... Você já começou a pesquisar sobre isso? Pare). Na verdade, você só precisa ter em mente que tem de escrever. Bloqueio? O que é isso? As ideias não surgem? Bem, então escreva sobre o grito da vizinha com o marido dela, a dor no seu joanete, o cheiro de bolinho de chuva, o sinal de internet falhando, ou qualquer outra coisa que queira. Há intermináveis assuntos sobre os quais escrever.


Equilíbrio e frequência

Certo, você não precisa abrir mão de pesquisar sobre técnicas, “jeitos e trejeitos” para escrever como um grande escritor. Mas seguramente não serão essas coisas que tornarão você um autor de sucesso ou ao menos um bom autor. A prática é que o fará. Não tenha medo dos tombos. Sente-se em sua cadeira preferida, lance as mãos ao teclado ou à caneta e papel e escreva. Mantenha o equilíbrio, pratique diariamente e siga em frente. Seu livro começa com as primeiras páginas. Comece já!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page